Endocrinologistas e Metabologistas em Rio de Janeiro

Elas estao na bancada da cozinha, na mesa do escritorio, no criado-mudo do quarto… e dentro da sua cabeca. O pior: como em geral nao sao diretamente relacionadas ao ganho de peso, essas arapucas sabotam os esforcos para emagrecer ano apos ano.

1. “E so se matar por uns meses”

Ha duas derrapadas por tras desse raciocinio, bastante difundido entre quem deseja enxugar as medidas. Em primeiro lugar, regimes restritivos demais ou treinos muito pesados sao dificeis de adotar. “Depois tem o seguinte: a incorporacao de habitos equilibrados nao deve ser vista como algo passageiro”, afirma o profissional de educacao fisica Antonio Herbert Lancha Jr., autor do livro O Fim das Dietas (Ed. Abril). “Do contrario, a pessoa pode ate emagrecer, mas voltara a engordar assim que restabelecer o padrao antigo.”

2. Nao planejar

O expert em comportamento alimentar Brian Wansink costuma perguntar aos clientes e voluntarios de pesquisa quantas decisoes sobre comida acham que tomam por dia. “Eles respondem entre 20 e 25. Mas, na verdade, fazem em torno de 200, a maioria inconscientemente”, ressalta o cientista, diretor do Food and Brand Lab, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. Ao firmar um objetivo, projete as escolhas que levarao ao seu cumprimento. Exemplo: se quer ter frutas em casa, voce precisa arranjar tempo para idas ao mercado.

3. Promessas irrealistas

“Na luta contra a obesidade, motivacao e fundamental”, sentencia o psiquiatra Adriano Segal, da Associacao Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Sindrome Metabolica (Abeso). Para mante-la em alta, busque alvos possiveis de serem atingidos sem tanto sofrimento. “A escolha deve vir do individuo, nao do profissional”, lembra Cynthia Antonaccio, nutricionista da Equilibrium Consultoria e uma das autoras do livro Nutricao Comportamental (Ed. Manole).

Como tracar metas

E importante que elas sejam…

…especificas

Em vez de “comer melhor”, que tal “maneirar na fritura”?

…mensuraveis

Voce pode determinar que vai engolir, no maximo, uma porcao de batata frita por semana.

…alcancaveis

Sera que eu aguento comer so uma porcao? Talvez duasseja mais factivel.

4. Agenda baguncada

Deixar para comprar vegetais so “quando der tempo” culmina em uma despensa cheia de biscoitos e macarrao instantaneo. Sim, nossa programacao diaria esta lotada de afazeres, porem dois verbos ajudam a encontrar espaco para atitudes emagrecedoras: priorizar e organizar. endobarra – endocrinologista rj na ida a feira ou no exercicio fisico como tarefas relevantes e delineie sua rotina para ver onde encaixa-las. Quem sabe voce nao nota que so de abdicar das midias sociais em um momento do dia ja ganha tempo para cuidar do corpo.

5. Cozinha vazia

Em seu livro Slim by Design (sem versao em portugues), Brian Wansink conta o caso de uma jornalista que recorreu a seus servicos para vencer a disputa com a balanca. Quando disse que daria uma olhada na cozinha dela, ouviu como resposta: “Esse comodo nao e o problema, porque esta sempre vazio”. Mas ai e que mora o engano. “Se a geladeira fica deserta, as pessoas pedem pizza ou sanduiche, mesmo quando querem somente um lanchinho”, nota Wansink. Agora, nao pense que sua casa esta proibida de abrigar quaisquer resquicios de guloseimas. O ideal e que a maior parte dos alimentos seja leve. Contudo, ha espaco para pequenas indulgencias.

Como armazenar

Acredite se quiser: a probabilidade de abocanhar o primeiro item que enxerga no armario e cinco vezes maior do que o de ingerir o quinto. Mas da pra usar isso a seu favor. Estoque as verduras nas prateleiras mais visiveis e guarde os docinhos no fundo de uma gaveta. E impressionante como os olhos definem nossos comportamentos.

To read more about endocrinologista rj you can check this popular internet page.

Leave a Reply